TEETETO: O QUE É CONHECIMENTO?

Questões:
1ª) Considerando-se a obra Teeteto, o que é conhecimento segundo Platão? A partir disso, que premissas antológicas devem ser descritas para o entendimento dessa definição?
Resposta parte I:
Doutrina do Inatismo.
O conhecimento não pode ser nem sensação, nem opinião (doxa), nem algo que venhas do sensível, pois, tem que ascender ao episteme, ao mundo das ideias e, vindo da reminiscência, ou seja, é inata. Logo, o caminho percorrido, a verdade estudada, as contemplações e as ideias: que não se corrompem, é, para Platão, o mais próximo do conhecimento.
Resposta parte II:
Alegoria da Caverna.
Ela reflete um mundo pelo qual nos é apresentada imagens que não representa a realidade. A sombra da caverna é o plano sensível, o mundo da racionalidade que se transforma pelo devir. Platão aponta para o dualismo ontológico, para a teoria das ideias e a diversidade de teses. Ao sairmos da caverna nos deparamos com o plano das ideias que é remete para uma realidade superior, levando assim, a um processo de conhecimento pela razão.
Usando o Sol, metaforicamente, como um símbolo do bem (ideia suprema da filosofia platônica) para representar uma visão clara e verdadeira das coisas.  Portanto, Platão deixa entendido que o conhecimento se encontra no “exterior da caverna”, ou seja, na razão.




Comentários

Postagens mais visitadas